top of page

EFICIÊNCIA DA VENTOSATERAPIA

  • Maar
  • 11 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de mar. de 2020

Ventosaterapia. Recurso terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa, que utiliza a sucção de copos na superfície da pele, com o objectivo de promover o equilíbrio energético e físico do indivíduo.

O corpo físico é formado e mantido por energias; que circulam através de canais ou meridianos; localizados na superfície e interior do organismo. Os meridianos de energia possuem anatomia própria, porém em determinados pontos, há uma conexão com vasos sanguíneos e linfáticos; essas regiões de contacto, “coincidem” com os acupontos ou pontos de acupuntura, que são responsáveis pela recepção e acumulo de informações pertinentes ao sistema energético e orgânico.

Homeostase energética e os pontos de Acupuntura. Os agentes stressantes provocam inicialmente o desequilíbrio energético, criando posteriormente a desarmonia celular (stress oxidativo); esse mecanismo é mantido pela interacção existente entre o sistema energético e o sistema orgânico.

Pontos de Acupuntura. Os pontos de Acupuntura funcionam como centrais de referência energética, capazes de absorver as informações relativas ao desequilíbrio energético/orgânico; por isso, esses mesmos pontos podem ser utilizados terapeuticamente para realização diagnóstico, tratamento e prognóstico.

Ventosaterapia e os pontos de Acupuntura. No momento em que a sucção da pele é promovida pela aplicação da ventosa; ocorre o retesamento da estrutura vascular e energética; nesse instante o estresse provocado demonstra, através da cor do sangue, o nível e a qualidade das energias internas!

Cor da pele e a Ventosaterapia. A aplicação da ventosa pode então, provocar o aparecimento de manchas escuras na superfície da pele, pois como descrito, o desequilíbrio interno é demonstrado no local tratado, através da superficialização do sangue e da energia estagnada.

Manchas escuras e a Ventosaterapia. É então, importante entender que as manchas escuras estabelecidas durante e após o procedimento de Ventosaterapia são perfeitamente normais; pois essas manchas só demonstram o nível do desequilíbrio energético. E quanto mais escuro estiver a região, maior é o nível de desarmonia interna!Efeito Fisiológico da Ventosaterapia. A sucção das ventosas estimula a atividade de agentes inflamatórios como histamina, prostaglandina e bradicinina provocando vasodilatação local e melhora das trocas gasosas; esse processo desintoxica a região e promove o relaxamento muscular; diminuindo a dor!Efeito energético da Ventosaterapia. É provocado pelo próprio estimulo mecânico da sucção, que mobiliza a energia estagnada a ser liberada através dos poros ou colocada em circulação pelos meridianos de energia; e claro os próprios agentes inflamatórios fisiológicos estimulam a desintoxicação energética!


ree

 
 
 

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

MAAR Terapias Alternativas

bottom of page