top of page

EDEMA E SEU DIAGNÓSTICO VISTO PELA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

  • Maar
  • 11 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 20 de mar. de 2020


ree

Edema. O edema é caracterizado pelo acumulo patológico de liquido no espaço intersticial causado por diversos factores tais como: actividade inflamatória, trauma, hipertensão arterial, insuficiência renal, postura entre outros.

Sistema. O organismo utiliza os sistemas circulatório venoso e linfático para escoar a “sujeira” produzida pelo organismo ao longo do dia. A circulação venosa é formada por vasos sanguíneos (veias) que carregam ao coração os elementos menores como radicais livres produzido pelo metabolismo celular. Os vasos linfáticos que se caracterizam por assimilar elementos maiores formado por macro-moléculas de proteína por exemplo.


Partenogénese. A insuficiência de Jing qi é obtido pelo excesso de frio no Rim causada pelo conteúdo de manifestação inseguro.


Insuficiência de Jing qi. Causado pelo frio no Rim advindo da insegurança crônica criada pelo temor ou medo. O desgaste do Jing qi diminui a atividade do sistema linfático que deixa de captar os líquidos orgânicos.


Excesso de Calor no coração. Causado pelo excesso de actividade da essência shén que provoca o aumento da velocidade energética e consequente formação de calor. Esse calor é transferido ao coração provocando taquicardia e possivelmente com o tempo enfraquecimento do ventrículo esquerdo. A medida que o coração enfraquece o sangue deixa de ser bombeado com eficiência e isso sobrecarrega o sistema vascular deixando acumular líquidos na parte inferior do corpo.


Frio no Coração. O medo crónico consome a energia da essência shén que diminui a velocidade das energias. Nesse caso o calor basal é perdido sobrando ao coração uma temperatura fria. O frio no coração enfraquece o músculo cardíaco e isso potencializa o edema que já estaria sendo causado pelo próprio rim em insuficiência.


O frio no coração é paradoxal por isso pode ser grave, porém é mais fácil de tratar (tudo depende da combinação).


Deficiência de Yang qi. Normalmente o edema estará envolvido com a deficiência de yang qi causada como consequência dos factores

principais relativos ao excesso de Calor no Coração e Frio no Coração e insuficiência de Jing qi.

Patogénese energética. A deficiência de yang pronunciada diminui o estimulo para a circulação energética, sanguínea e dos líquidos orgânicos. A falta de força yang leva a estagnação de Yin qi; caracterizada pela paralisia dos líquidos orgânicos no espaço intersticial.

Diagnóstico diferencial.

Língua. Os sinais de desequilíbrio energético são assimilados pelo microssistema da língua através dos meridianos de energia que transporta a energia de cada elemento em específico. No caso do edema é importante observar os seguintes aspectos:

Geral. Normalmente a língua se apresenta edemaciada e com excesso de saliva em toda a superfície.

Específico I. Normalmente o aquecedor superior pode estar vermelho demonstrando o Calor no coração ou pálido demonstra o frio no coração; a saliva em toda a língua pode estar presente nos dois casos.

Específico II. Normalmente o aquecedor inferior pode estar pálido e com saburra branca e espessa. Nesse caso a fissura no centro da raíz demonstra a cronicidade do desequilíbrio.

Face. A face representa outro microssistema importante. E no caso de calor no coração o rosto todo estará vermelho, frio apresenta palidez e a insuficiência palidez e rugas com descamação.

Olhos. Quanto maior o edema ao redor dos olhos for pronunciado maior pode ser o comprometimento energético do Rim.

Pulso. Normalmente estará tenso e fraco na posição do Coração e fraco na posição do Rim. Se o pulso do coração estiver fino e fraco o problema é mais crónico ainda; e se o pulso estiver associado com a língua no fundo escura o problema é maior.

 
 
 

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

MAAR Terapias Alternativas

bottom of page